Seu bebê adorava comer quiabo, pegava florzinha de brócolis na mão e, de repente, passou a odiar tudo isso? Já não é mais aquele guloso que comia toda hora? Faz birra na hora das refeições, só quer comer da maneira “tal” e só bebe no copo verde de bolinhas amarelas?

Recebo muitas mães desesperadas no consultório e nas redes sociais:  – Andreia, de uma hora para outra meu filho parou de comer! Socorro!!!

Acalme-se, talvez você, como eu, seja mãe de um mini-adolescente! Entre 18 meses e 3 anos a criança deixa de ser bebê e deseja afirmar sua independência a toda prova. Diversos autores denominam esse período de miniadolescência, uma etapa normal no desenvolvimento de nossos filhos, na verdade, um período de transição, que como qualquer outro, requer cuidados.

Para aqueles que ainda não chegaram a essa fase, sugiro variarem o cardápio do bebê o máximo possível, oferecendo todos os tipos de alimentos, com sabores e apresentações diferentes. Quanto mais acostumada a alimentos azedos, sólidos, líquidos, frios, mornos, etc, menos seletiva a criança será quando essa temida fase chegar. Mas se seu filho já começou a dar sinais de que algo está “errado”, anote essas dicas (e espalhe para suas amigas também), elas podem ser valiosas para uma mãe irritada com a birra do mini-adolescente:

  • Ignore os acessos de birra;
  • Continue a oferecer a comida habitual e também, novos alimentos, como fazia até o momento;
  • Varie bem o cardápio, crie pratos diferentes, peça a ajuda dele no preparo da comida e montagem do prato;
  • Retire o que ele não comer sem fazer comentários (por favor, não demonstre estar “desesperada” mesmo que realmente esteja);
  • Não comente sobre isso na frente dele, não use expressões do tipo: – Meu filho parou de comer, não sei mais o que fazer com esse menino…. – Não isso, não aquilo. Nossos filhos estão muito atentos ao que falamos mesmo quando parecem brincar distraidamente.
  • Nunca force a criança a comer, bata ou dê punições por causa da alimentação.
  • Não ofereça presentes para que ele volte a comer. Chantagens não levam a lugar nenhum.
  • Sentem-se à mesa e comentem entre vocês sobre como a comida está gostosa, como vocês todos ficarão fortes e inteligentes porque estão comendo tudo!
  • Não compare a quantidade que seu filho come com os filhos de suas amigas, cada criança é uma, tem uma necessidade diferente das demais.
  • Lembre-se, até 1 aninho o ritmo de ganho de peso da criança e o crescimento eram muito acelerados. A partir dessa idade, as curvas de crescimento são mais estáveis e isso influencia na necessidade energética e na fome da criança.
  • Converse com o pediatra da criança ou nutricionista e observe como ele está nas curvas de crescimento.  Se estiver tudo bem, tranqüilize-se.
  • Por favor, não se desespere e comece a oferecer guloseimas no lugar de comida. Se cair nessa cilada, vai ser muito difícil retomar as rédeas da situação no futuro.
  • É melhor que ele coma em pouca quantidade alimentos saudáveis, que um “monte” de porcarias.

Acalme-se!!!! Ele vai sentir fome e voltará a comer! Prometo! Não conheço nenhuma criança que tenha ficado gravemente doente por ter pulado algumas refeições.

Mil beijos, não sofram demais por isso, ok? Qualquer coisa estou aqui, estamos juntas!!!

pirraça

 

 

29 Respostas para Seu filho parou de comer?

  1. carla lima diz:

    Ola tudo bem
    o meu filho esta com 01 ano e 08 meses e com 01 ano e 04 meses deixou de querer comidas e só quer tomar leite. A pediatra avaliou esta saudável fez exames de sangue tudo normal. E normal só querer o gagau?
    Grata
    carla lima

  2. Luciana Andrade Costa diz:

    Engraçado que essa situação é a que mais me tirava e tira ainda com relação ao meu filho.
    Ele não quer mais comer de tudo e estou com dificuldade na alimentação pela manhã. So quer tomar mingau de cremogema. O deve fazer?
    Bjs

  3. Liziane Maria Barros de Miranda diz:

    Estou muito preocupada porque o meu filho de 8 meses parou de comer desde o sexto mês. Ele começou a comer muito bem a partir do quarto mês (frutinha) e quinto mês (papinha), por recomendação do pediatra. Acontece que pegou verdadeira birra e não pode ver a colher. Como também não aceita mamadeira de jeito nenhum e o meu leite diminuiu pelo retorno ao trabalho, desde o sexto mês não ganha peso algum. Estou desesperada

    • Liziane, calma, algumas crianças amamentadas as vezes passam por isso. Rejeitam qualquer coisa q não seja o seio. Continue oferecendo os alimentos, tente mudar o ambiente, pegue a comidinha c a própria mão (sem a colher) e peça a ajuda de outra pessoa. Vai ser mais fácil ela aceitar a comida oferecida por outra pessoa (q não tem cheiro do leite materno). Bebe MUITA ÁGUA, para seu leite aumentar ( de 3 a 4 litros por dia) e TENTE NÃO SE ESTRESSAR porque senão ele diminui mais. Me mantenha informada, beijão!!!

  4. Alga diz:

    Dra. Andreia, já faz 1 ano que meu filho de 2 anos não come comida de panela, sopa, inhame… só suco, frutas e bolachas ou pães.
    Até 1 ano, comia Tudo! Até couve! Já fiz de tudo, os pediatras falam que é fase… 1 ano de fase? Todos os dias coloco no prato mas ele n come, n prova… O que faço? Procuro uma nutri infantil em Recife e não encontro. Agora nem o leite quer mais…

    • Olá, isso é comum acontecer entre 1 ano e meio e 3… Escrevi vários posts no instagram com dicas práticas para essa fase, chamada mini-adolescência. Dá uma olhada lá com calma que vai achar coisas muito legais. Dá para você acessar pelo blog mesmo. Mas, de vou postar por aqui também em breve.Abraços!!!

  5. Vanessa diz:

    Oi boa noite!!! Minha filha acabou de completar 1 ano e 1 mês, e até então comia de tudo q oferecia na colher, de uma semana pra cá passou a recusar e só querer comer com a mão, sendo assim come menos e derruba metade no chão, da sopa agora só come os legumes, e quando quer, tem dias q come as frutas outros não aceita, só as mamadeiras de NAN q ela continua aceitando, não sei mais que fazer já inventei vários outros tipos de preparoa mais ela continua resistindo….

  6. Cris diz:

    Boa tarde Andreia!! Meu filho tem 2 anos e não quer saber de mamadeira e nem frutas mais, comi de tudo agora só toma suco de caju (não aceita nenhum outro) almoca e janta muito bem, mas nada, ai pra não ficar sem nada no cafe da manha dou papinha de fruta industrializada que ele ainda aceita e as vezes um biscoitinho cookie integral não sei mais o que faço estou sem opçaõ e preocupada pela falata do leite…

  7. Larissa Pesente diz:

    Meu filho, que completa 04 anos daqui uns dias, não come bem. Hora do almoço e janta é uma luta, ou só come arroz e frango (e pouco) ou macarrão de letrinhas, ou não come nada. É extremamente seletivo, não come frutas, fico muito nervosa e acabo brigando. Não sei o que faço. É super saudável, fiz vários exames, não tem nada. É só quer saber de leite (com toddy ou puro). Não sei o que fazer, se continuo desesperada ou esqueço porque sei que um dia vai voltar a comer como antes…

  8. ana Cecília diz:

    Olá, meu filho tem 2 anos e 7 meses, comeu bem ate 1 ano e 5 meses mas de um tempo pra cá só toma mamadeira de banana, já tentei de tudo , todo tipo de alimento mas ele nem prova e quando eu chego com o alimentos próximo da boca dele ele vomita ou cospe. Fez exame de sangue e está com anemia, já nao sei mais o q fazer… o q faço ?!

  9. Anne diz:

    Dra. Andreia,

    Meu filho (2 anos e 3 meses) está nessa fase de não querer comer. Estou tentando contornar oferecendo várias comidas diferentes. Tem dias que come razoavelmente, noutros é um terror! O agravante é que tem acordado pela madrugada e fica irado e quando toma uma mamadeira de leite volta a dormir, Sei que não é certo oferecer mamadeira pela madrugada nessa idade, mas fico com pena de deixá-lo com fome. Ele chora e esperneia muito. O que faço? Estou ficando exausta porque não consigo descansar e preciso acordar antes das 6h para ir trabalhar.

  10. Vanessa diz:

    Oi Andreia,
    Meu baby tem 9 meses, mamou até o 6 meses exclusivamente, quando comecei a introduzir alimentos comia de tudo com vontade e parou de mamar sozinho aos 6 meses.
    Ele parou de comer bem de 8 meses para 9 eu não dou fórmulas para ele comecei agora a introduzir leite de arroz e quinua, ele não tem nenhuma alergia.
    Fui na pediatra preocupada e ele não engordou, ela disse que ele está precisando de alimentos calóricos, disse que que ele está se alimentando saudável até de mais e agora fiquei preocupada o que dar para esta criança??? Será que começo a introduzir a fórmula para ele?por favor me ajude

  11. Alga diz:

    Boa noite Andreia! Tenho uma dúvida… Mudança de cidade pode afetar a alimentação da criança? Devo procurar uma psicóloga infantil?

  12. Mayra diz:

    Meu filho tem apenas 11 meses, alimentava super bem, mas de uns 10 dias pra cá, ele não quer comer verdura, feijão, carne, ele cospe tudo, dá birra. Ele gosta e come muito bem frutas, estou fazendo suco e batendo couve, outras vezes espinafre, cará, beterraba, cenoura, vou variando. Mas sei que faz falta outras coisas como a carne e o feijão, mas ele chora, cospe e faz até vômito. Acho ele muito novo pra já começar a escolher.

    • Boa tarde, Mayara!
      Agradecemos o seu contato.
      Informo que não podemos instruir de forma mais profunda à distância, pois não é possível realizar uma avaliação correta do seu caso.
      Busque um profissional de nutrição para realizar uma consulta presencial e te orientar nesse processo.
      Att.,
      Equipe Andreia Friques

  13. Vanessa diz:

    Olá. …
    Meu filho tem 3 anos e meio,desde de que feze 1 ano e pouquinho não quer comer,somente leite bolacha pão e as vezes come maçã, nada mais… Não sei mas o q fazer parece que tem medo da comida,sai correndo e gritando. . Me ajudem já estou ficando louca

    • Boa tarde, Vanessa!
      Agradecemos o seu contato.
      Esperamos que o post possa te orientar e acalmar um pouco.
      Informo que não podemos instruir de forma mais profunda à distância, pois não é possível realizar uma avaliação correta do seu caso.
      Busque um profissional de nutrição para realizar uma consulta presencial e te acompanhar nesse processo.
      Att.,
      Equipe Andreia Friques

  14. lidiane diz:

    oi minha filha fez 4 anos agora dia 29 de dezembro de 2016 e desde esse dia ela não quer comer nada só beber agua e refrigerante ja teve febre oque eu faço levo ela no medico me ajuda

    • Boa tarde, Lidiane!
      Agradecemos o seu contato.
      Não podemos instruir de forma mais profunda à distância, pois não é possível realizar uma avaliação correta.
      Busque um profissional de nutrição para realizar uma consulta presencial e te orientar nesse processo.
      Att.,
      Equipe Andreia Friques

  15. Maria izabele Xavier da Silva diz:

    Minha filha tem 1ano e um mês e não quer mas tomar leite ela come de tudo eu devo ficar tentando para que ela tome o leite ou continuo dando comidinha e frutinhas a ela

    • Boa tarde, Maria!
      Agradecemos o seu contato.
      Preste atenção nessas duas dicas do post “Continue a oferecer a comida habitual e também, novos alimentos, como fazia até o momento” e “Nunca force a criança a comer, bata ou dê punições por causa da alimentação.”
      Não podemos instruir de forma mais profunda à distância, pois não é possível realizar uma avaliação correta.
      Busque um profissional de nutrição para realizar uma consulta presencial e te orientar nesse processo.
      Att.,
      Equipe Andreia Friques

  16. Bom dia !!
    Minha filha tem 03 anos seu alimento e mamadeira,porem não tem se alimentado da forma correta .tem uma semana que só mama o Minimo da mamadeira, e só ,o que devo fazer ????

    • Boa tarde, Roberta!
      Agradecemos o seu contato.
      Não podemos orientar a distância, pois não seria possível realizar uma avaliação.
      Busque um profissional de nutrição para realizar uma consulta presencial.
      Att.,
      Equipe Andreia Friques

  17. Luciana diz:

    Oi! Meu filho tem 4 anos e só come tapioca , banana, morango e leite, não come comida, isso faz 1 ano! Ele nega se sentar à mesa, grita… As vezes fica o dia inteiro sem comer! Procurei u terapeuta mas não esta Adiantando! Me ajuda!

    • Bom dia, Luciana!
      Agradecemos o seu contato.
      Não podemos orientar a distância, pois não seria possível realizar uma avaliação.
      Busque um profissional de nutrição para que possa trabalhar em conjunto com o terapeuta, se for o caso.
      Att.,
      Equipe Andreia Friques

  18. Pamella diz:

    Boa tarde. Meu flhp tem 2 anos e 2 meses e não come nada de comida, estou desesperada pois ele ira operar. Antigamente ele ainda aceitava porcaria, hj em dia nem isso, só quer leite. O que eu posso fazer?
    Obs: não come nenhum tipo de fruta, não quer carne nem frango

    • Bom dia, Pamella!
      Agradecemos o seu contato, seremos mediadores na sua comunicação com a nutricionista Andreia Friques.
      Informamos que esse tipo de consultoria não pode ser realizada à distância, pois é uma prática que não é permitida pelo CRN e mais, não seria possível realizar avaliação precisa do caso do seu filho.
      O ideal é que busque o auxílio de um profissional da área para acompanhamento.
      Att.,
      Equipe Andreia Friques

Deixe uma resposta