Atendo muitas mães de bebês no consultório, a maioria tem sempre a mesma pergunta:  – O que tenho que colocar na papinha para que ela fique completa, com todos os grupos alimentares?

Elaborei um resumo para as mamães de bebês que já passaram dos seis meses e estão na alimentação complementar, anota aí!

Cada papa deve ser composta por, pelo menos, um item de cada grupo:

 Carnes: Bovinas, aves, peixes (pode ser substituída, de vez em quando, por gema de ovo cozida)

 Verduras: Almeirão, agrião, espinafre, couve, brócolis, escarola, repolho, rúcula, acelga, chicória

 Legumes: Cenoura, abobrinha, beterraba, berinjela, jiló, couve-flor, nabo, chuchu, quiabo, vagem, aipo

 Tubérculos: Batata, cará, inhame, abóbora, mandioca, mandioquinha

 Cereais:  Arroz, aveia, fubá, massas

 Leguminosas:  Feijão, soja, lentilha, grão de bico, ervilhas

Observações:

 Quantidade: varia de acordo com o peso, a idade, a aceitação, entre outros fatores. Sugiro que, inicialmente, guiem-se por aqueles potinhos de papinha industrializada, que trazem, em média para a primeira etapa, 120g. Outra dica é colocar no prato a medida da circunferência de um pires pequeno, de café. Rapidinho vocês começarão a perceber quando ele começar a pedir mais.

 Temperos: Use cebola, salsinha e alho. De vez em quando, cebolinha, tomilho, salsão. Vá observando a aceitação do bebê. Tendo em vista que por volta dos 12 meses ele deve estar apto a alimentar-se com a comida da família, sugiro que por volta dos 10 meses, comecem a introdução do sal, de preferência o sal marinho integral e em pequenas quantidades (uma “pitadinha”).

 Consistência: Amasse os alimentos com o garfo, mas deixe alguns, como a batata que é molinha, picadinha para a criança já se habituar com alimentos mais sólidos. Nada de liquidificador!

 Depois de pronta, adicione um fio de azeite extra-virgem, acidez menor que 0,5% ao pratinho do bebê e, de vez em quando, pingue gotinhas de limão para aumentar a absorção do Ferro e variar o sabor!

 Vamos continuar falando sobre esse assunto em outros post´s, afinal, PAPINHA É COISA SÉRIA! Enquanto isso, aguardo os comentários, dúvidas e sugestões de vocês, abraços!

bebe c papinha

   

33 Respostas para Papinha é coisa séria!!!

  1. Amanda diz:

    Amei o tema, sempre tive muitas duvidas! E do jeito que foi colocado, ficou tão simples!!!

  2. Ana Paula diz:

    Por que não posso usar liquidificador? Aproveitando ….Gostaria que fizesse um post sobre os alimentos q prendem o intestino e os q liberam! Para poder revesar!

  3. Alessandra Bencke diz:

    Amei esse post, pois é bem o que eu estou passando no momento!

  4. Viviane diz:

    Andreia, passo a comida da minha neném na peneira, e apenas o que não passa na peneira bato no liqüidificador (alguns pedacinhos couve e carne por exemplo). Apesar de já está com 8 meses e meio os dentinhos ainda não saíram. Tentei apenas amassar com o garfo e ela engasgou com os pedacinhos de couve.

  5. Stela diz:

    Oi Andreia! Acabei de encontrar seu blog e adorei v’arios posts.
    Tenho duas d’uvidas sobre as papinhas que fa’co para meu filho de 7 meses (8 semana que vem):
    – O pediatra pediu para adicionar uma pitadinha de sal na papinha. Vc acha que ‘e muito ruim?
    – Das coisas que vc citou a ‘unica que nao coloco ‘e cereais. Na salgada o pediatra citou os outros itens e nao citou cereais. Pediu para incluir aos poucos a aveia na papinha doce. Acha que tem algum problema de n`ao incluir cereais na papa salgada.
    Muito obrigada!

  6. Agda diz:

    Olá! Minha filha tem 1 ano e 2 meses e três dentinhos inferiores. Não consigo encontrar uma forma de ela comer carne vermelha ou frango. Pedaços muito pequenos dão náuseas e maiores ela não consegue morder! Alguma sugestão? Muito obrigada!

    • Agda, não tem muito como fugir dessa fase. Algumas crianças têm mesmo uma sensibilidade oral maior e sentem náuseas. Dá um tempinho de uns dias sem carne (2 ou 3 dias) e depois retorne com pedacinhos bem pequenininhos misturados aos outros alimentos, no meio da colher (de forma q ela sinta mais os outros alimentos do que a carne). Ok? Abraços!!!

  7. Débora diz:

    Olá. ..em qual momento do preparo devo adicionar a aveia!?
    Obrigada! !

  8. Adorei a dica vou procura,a fazer !!!!

  9. Ana diz:

    Olá Andreia,
    Primeiro gostaria de parabeniza-la pelo site e pelo seu livro!
    E gostaria de saber o que não poderia faltar na papinha de um bebê vegetariano? Não vale dizer carne!!! Rsrs Obrigada!

  10. Roberta diz:

    Ola andreia. Se eu congelar a papinha de frutas (ex: maça, pera, manga cozidas) elas perdem os nutrientes?

  11. Elaine Siqueira de Moraes diz:

    Oi, Andreia! Comecei acompanhando seu IG e agora o site. Tenho muito interesse, pois tenho um bebê de 13 meses, Samuel, e estou tentando acertar na alimentação dele desde pequenininho. Com este post seu, acabei de acertar os grupos de alimentos das papinhas dele, estava 80%, agora, com sua ajuda, está 100%! Oba! Vitória pro Samuel e para os pais, que ficam tranquilos com a saúde do seu pequeno. Eu já venho oferecendo quinoa pra ele, a babá prepara igual ao arroz e coloquei neste grupo alimentar, o de cereais, assim, há dias que incluímos em sua comidinha arroz, outros dias macarrão de arroz e outros dias a quinoa. Gostaria de saber se está correto desta forma. Também tenho interesse em tudo o que for relacionado à papinha, congelamento, quando é hora de comer em restaurante, hotel, sem termos que levar os potinhos de comidinha… Desde já, agradeço muito. Deus te abençoe. Beijo.

  12. Gabriela diz:

    A minha nenem tem 6 meses e a médica falou pra passar pela oeneira, é isto ou só amasso?

  13. Sandra Stockl diz:

    Boa noite Andreia, posso usar arroz e macarrão integral nas papinhas? Abraço

  14. Mariana diz:

    Meu bebe esta com 7 meses e nao come papinha salgada de jeito nenhum … Nao sei oq fazer … Me ajude

  15. Débora diz:

    Boa noite Andreia.
    Gostaria de saber sua opinião em relação a oferecer chás para bebês de um ano.
    Devemos ou não incluir os chás na alimentação dos pequenos?
    Se sim, qual o melhor?
    Obrigada.
    Beijos!

  16. Ana Paula diz:

    Adorei o post. Meu bebê fez sete meses essa semana e começou a comer papinhas. Estava só no aleitamento e aos seis meses inserimos a frutinha 1x ao dia. A aceitação está sendo ótima ele come todas as frutas que ofereci e a papinha também. Esse post me me orientou bastante.

  17. Gracy diz:

    Oi Andreia, minha filha tem 8 meses, pediatra dela mandou eu bater a papinha… E eu bati 🙁 agora ela não quer comer NADA pq sente a comida na língua, grita, chora.. E para ajudar estão saindo os 2 dentes debaixo e de cima juntos, conclusão: não está comendo nada além da mamadeira, não sei mais o que fazer.

  18. Daniela diz:

    Boa Tarde, Andreia
    Gostaria de uma ajuda sua. Meu filho tem 7 meses e eu não consigo fazer ele comer algumas frutas como banana, maçã e pêra. Já dei cozida no vapor e elas cruas, porém não comeu. Ele come bem papinha salgada, abacate e mamão. Você teria alguma dica para fazer a papinha de frutas? E quais frutas mais posso dar a ele? Muito obrigada

  19. Fernanda diz:

    Olá! Adorei seu site! O que fazer se o bebê não curtir a papinha “salgada”? As frutas ele gostou tanto que achei q seria mais fácil. Fiz uma com carninha refogada no alho, azeite, cebola com cenoura, batata e brócolis amassadinha, sendo que amassei só cenoura e batata no caldinho da carne e do brócolis e ele fez ânsia de vômito. Forcei um pouco, pq achei q era estranhamento ao novo sabor (ele fez cara feia com todos as frutas, mas dps se esbaldou), mas dps de umas colheradas colocou tudo pra fora. >.< O que devo fazer?

  20. Angélica diz:

    Boa noite, Andreia
    gostaria de tirar uma duvida, tenho uma bebê de 3 meses por alguns imprevistos ela teve que tomar L.A. Ela precisa tomar aguá, e já tenho que começar com as papinhas?? Obrigada!!

  21. Simone diz:

    Olá Andrea, gostaria de saber se aos 6 meses início a alimentação da minha filha somente com fruta ou posso já entrar com a comida salgada e em que momento? Além disso, posso já dar carne vermelha ou branca a partir dos 6 meses? Obrigada

  22. Mariana Constantino diz:

    Andreia, assim que começamos com as papinhas, já podemos deixá-las com pequenos pedacinhos ?

  23. Patrícia diz:

    Boa tarde Andreia. Depois de muito ouvir falar do seu trabalho pela minha tia. Hoje me lembrei de procurar no facebook e estou encantada com seus posts e história de vida! Tenha uma bebe de 8 meses, que tem me dado muito trabalho para comer rs. Muito feliz em poder contar com tantas informações boas por aqui! Parabéns pelo trabalho e que Deus abençoe vc e sua família!!! Bjs

  24. Monique diz:

    Andréia começo a trabalhar na próxima semana e minha mãe e esposo cuidarão da minha pequena. Gostaria de saber se existe alguma forma de deixar o almoço meio pronto pra eles darem a ela. Tipo: cortar as verduras e deixa las cruas mas separadas em saquinhos as quantidades certas…. Ou posso fazer a noite pra darem no almoço do dua seguinte. Tem algum esquema!

Deixe uma resposta