Em junho, além das palestras da @nutricionistamaternoinfantil no 30° Congresso Internacional de Prática Ortomolecular, em São Paulo, teremos um curso Pré-Congresso.

Nele, a Nutricionista Andreia Friques junto à Dra Carmela Pedalino, abordarão o que há de mais atual sobre Obesidade Infantil entre conceitos, estratégias, condutas e discussões de casos clínicos!

Convidamos a todos NUTRICIONISTAS E MÉDICOS para esse Congresso que promete marcar mais uma vez, a história da Prática Ortomolecular!

Além do evento preliminar, a Andreia está confirmada para mais duas palestras no Congresso:

PALESTRA 1
Kefir: da cultura popular às evidências científicas

PALESTRA 2
O que a nutrição infantil diz sobre a família do século XXI

Conheça a programação em www.congressoortomolecular.com.br

Será que vale a pena utilizar caldos e temperos industrializados? O que estamos levando para nossa casa? Reflita:

A ACIDEZ e a INFLAMAÇÃO do organismo, causadas em grande parte pelo “estilo de vida moderno”, têm contribuído para o crescimento e surgimento de uma série de doenças na humanidade!
.
Do ponto de vista nutricional, uma alimentação desequilibrada, pobre em nutrientes e RICA EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, certamente é uma das principais responsáveis por esse mal.

Para alertar as famílias e incentivá-las a substituir, gradativamente, os industrializados por opções naturais, tenho postado a LISTA DE INGREDIENTES de alguns produtos. Sabe aquelas letrinhas pequenininhas, que quase ninguém lê na embalagem? Pois é, se você observá-las com atenção, vai ver que, em muitos casos, traz nomes assustadores.
.
Então vamos “desvendar” a lista de ingredientes de um CALDO DE LEGUMES industrializado (informações do site do fabricante).
.
Ingredientes:
Sal, gordura vegetal, amido, açúcar, água, cebola, espinafre, alho, cenoura, cúrcuma, alho poró, salsa, tomate, repolho, pimentão vermelho, aipo, abóbora, pimenta-do-reino branca, REALÇADORES DE SABOR GLUTAMATO DE SÓDIO E INOSINATO DE SÓDIO, EMULSIFICANTE MONO E DIGLICERÍDEOS DE ÁCIDOS GRAXOS, CORANTES, DIÓXIDO DE TITÂNIO E CARAMELO IV E ACIDULANTE ÁCIDO CÍTRICO. *Imagens retiradas da internet.
.
Gente, pense bem! As “porcarias” mega processadas que estão entrando nas casas de hoje, não existiam há 20 ou 30 anos atrás!
.
Minha dica: Substitua os caldos e temperos industrializados por temperos naturais ou faça caldos de legumes caseiros (existem várias receitas bacanas na internet).
.
Você quer que seu filho chegue à idade adulta com saúde? Então comece escolhendo bem no que colocar no seu carrinho de supermercado!
.
Leia sobre Nuggets, Salsicha, Gelatina e vários outros em #IndustrializadosByAndreiaFriques
.
By @nutricionistamaternoinfantil

Lembrem-se que o Microbioma do bebê começa a ser formado dentro do útero Materno! Cuidar do intestino da gestante é preciso!

Algumas medidas e hábitos alimentares auxiliam nesse processo:
✔️ Ficar atenta à quantidade de água ingerida!
✔️ Fazer uso de sucos verdes em jejum 15 minutos antes do café da manhã! Existem alguns concentrados à base de Clorophila do Trigo ou Gramínea da cevada orgânicos excelentes (lojas de produtos naturais)!
✔️ Aumentar o consumo de frutas e alimentos laxantes (mamão, abacate, farelo de aveia, sementes de chia, ameixa seca cozida, etc)!
✔️ O oleo de coco também é excelente! Use-o em saladas ou adicione-o em vitaminas ou sucos!
✔️ O kefir (um alimento probiótico: detalhes em #KefirByAndreiaFriques) também pode ser utilizado em vitaminas ou junto com frutas)!
✔️ Converse com seu nutricionista sobre a possibilidade da suplementação de probióticos para essa fase!

By @nutricionistamaternoinfantil

Algum tempo atrás recebi uma criança autista em meu consultório que fazia inúmeras terapias, tomava vários medicamentos e alimentava-se exclusivamente, já há alguns anos, de: Arroz + Chips de Batata + Guaraná + Leite (quem lida com crianças autistas sabe que a #SeletividadeAlimentar está presente em muitas delas). Foram quase 2 horas de consulta, conversamos profundamente sobre a Nutrição, traçamos metas, fizemos pequenos combinados!

Algum tempo depois os pais voltaram e me disseram: – Doutora, conseguimos algumas mudanças (meus pacientes sabem: eu comemoro cada pequena mudança como uma grande conquista!), estamos até vendo alguns resultados. Mas estamos um pouco confusos porque fomos em um profissional que cuida dela há alguns anos, e ele nos disse que NÃO HÁ EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS que a Nutrição melhore os sintomas do autismo e que essa dieta talvez seja um sacrifício grande demais para ela! (OBS.: eu ainda não havia passado nenhuma dieta, apenas sugerido pequenas mudanças que, como disse, a família estava conseguindo fazer).

Eu respondi: – Papai e mamãe: Eu não estou preocupada apenas com o autismo do seu filho, estou preocupada com a SAÚDE DELE E TODAS AS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS PROVAM QUE UMA NUTRIÇÃO ADEQUADA É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE DO “SER HUMANO” ! 

Embora existam SIM, inúmeros estudos sobre vários aspectos da Nutrição e Autismo (acessem pubmed.com digitem: #Autism and #Nutrition) a SOCIEDADE PRECISA COMPREENDER que, antes de ser autista o indivíduo no Spectro é um SER HUMANO e até onde a ciência já evoluiu POUCAS COISAS SÃO TÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE HUMANA QUANTO UMA NUTRIÇÃO ADEQUADA!

Até quando a sociedade e até mesmo alguns profissionais da saúde vão negar essa realidade?! Finalizo voltando ao título do post: “O que a #Nutrição pode fazer por um #Autista❓” E eu respondo: substitua essa pergunta por: “O que a #Nutrição pode fazer pelo #SerHumano

AOS QUE ME PERGUNTAM sobre qual “linha” de dieta eu sigo, respondo: trabalho com nutrição personalizada, individualizada e acredito que cada ser humano deve ser enxergado como único, inclusive, sob o ponto de vista nutricional!

Com amor, Andreia Friques ♥

Umas das coisas mais difíceis no processo da Educação Alimentar de nossos filhos é conseguir mantê-los longe do açúcar, guloseimas…

Sou mãe como vocês, recebi e recebo muitos olhares do tipo: “Mas é só uma balinha”, “só um dedinho lambuzado de sorvete”…

Crianças pequenas NÃO DEVEM TER CONTATO COM AÇÚCAR, especialmente nos primeiros 2 anos de vida!

Isso porque já está mais que comprovado cientificamente que os primeiros mil dias de vida (da gestação aos 2 anos) são cruciais para a saúde do indivíduo com repercussões por TODA A VIDA!

Algumas razões para não acostumar nossos pequenos ao AÇÚCAR:
🍚 Açúcar branco é caloria vazia, não tem nenhum nutriente importante para o organismo.
🍚 Quando em excesso, aumenta muito a chance de obesidade, diabetes, câncer e várias outras doenças.
🍚 Entre 1 ano e meio e 3 anos o apetite dos pequenos diminui e eles entram numa fase chamada “mini-adolescência”. Muitos “param de comer” ou tornam-se seletivos. Aqueles acostumados a comer açúcar, certamente, enfrentarão muito mais dificuldades nessa fase e a família sofrerá mais.
🍚 Quanto mais oferecermos os alimentos adoçados artificialmente, mais o bebê vai preferir esse tipo de alimento e mais difícil será introduzir outros sabores.
🍚 O açúcar mascara o sabor original do alimento e o bebê tende a recusá-lo quando oferecido da forma natural.

Lembre-se:
👶 O bebê está conhecendo tudo. Ele vai aprender o que VOCÊ ensinar! A necessidade de comer alimentos doces é do ADULTO. Ele não sabe que um suco tem que ter açúcar, não sabe que uma fruta pode parecer “melhor” com achocolatado.
🍌O carboidrato que ele precisa para ter energia já está presente nas frutas e na comidinha em quantidades suficientes. Se adicionamos açúcar, começamos a vida dele com excessos, e, no futuro, poderemos nos arrepender! .
📝Seu bebê é uma página em branco! Cuidado com o que você escreverá nos primeiros capítulos dessa história!

Com amor, Andreia Friques ♥

O coco é uma fruta muito saudável, um #SuperAlimento bem acessível em nosso país! Ele é uma excelente opção de lanche para a criançada e pode ser utilizado para preparar leite, farinha e muitas receitas incríveis (Detalhes e receitas no instagem em #CocoByAndreiaFriques).

A partir dos 06 meses de idade, a polpa do coco verde (bem molinha) pode ser oferecida na alimentação complementar (lembrando que cada criança deve ser acompanhada e orientada de forma individual nessa fase). Outros detalhes sobre Alimentação Complementar em #ACByAndreiaFriques .

Para os maiores, a fruta pode ser oferecida de várias maneiras (verde, seco), pedacinhos, pedações, tirinhas, desidratado no forno, junto com outras frutas, com os #Berries fica uma delícia.

Na minha casa a gente costuma congelar o coco descascado e sempre tem algum no freezer para uma “emergência”. 

#Coco #CocoLovers #Lanche #Snack#SnackSaudável #Enjoy