Como seria bom se o peito fosse transparente, com os risquinhos indicando quantos mililitros de leite já foram tomados! Nas primeiras semanas é difícil não se perguntar se o bebê está obtendo todo o leite de que precisa.

A dúvida fica maior ainda se ele quer mamar o tempo todo ou se não se acalma depois. Depois do primeiro ou segundo dia de vida, em que o bebê está mais sonolento, é normal ele parecer que está sempre com fome. Isso porque ele provavelmente está sempre com fome, já que o leite materno é digerido bem rápido. A maioria dos recém-nascidos quer mamar entre 8 e 15 vezes ao dia depois do quarto dia de vida, e no fim da 1ª semana esse número costuma se estabilizar em entre 6 a 8 mamadas (ou seja, mais ou menos de 3 em 3horas).

Entre outros, alguns sinais de que ele está mamando direitinho:

1⃣ O bebê mama no mínimo de seis a oito vezes por dia nas primeiras três semanas.
2⃣ As mamas esvaziam e ficam mais macias depois que o bebê suga.
3⃣ Após a mamada, ele se mostra relaxado e satisfeito.
4⃣ O número de fraldas molhadas começa a aumentar a partir do quinto dia. *Num período de 24 horas, o bebê deve ter molhado entre seis e oito fraldas. (Nas fraldas descartáveis, para saber se ela está bem “xixizada”, compare o peso da fralda usada ao de uma fralda seca. Ela deve estar mais pesada.) A urina do bebê deve ser clara e sem cheiro.
5⃣ Você percebe que o bebê engole o leite, quando o observa mamando.
6⃣ O bebê faz cocô amarelo-mostarda ou mais escuro. *A partir do quinto dia depois do nascimento, as fezes devem começar a clarear. Fonte: Baby Center Brasil

Leia mais aqui no instagram #AmamentacaoByAndreiaFriques 

By @nutricionistamaternoinfantil

ELE NÃO QUER SAIR DO PEITO e toda hora surge alguém dizendo: deve ser fome!

 

COMO SABER SE A QUANTIDADE DE LEITE QUE O BEBÊ INGERE É SUFICIENTE?

  1. 1. Acompanhe o ganho de peso; logo que o bebê tiver alta, ainda na 1ª semana, deve ir à consulta com o pediatra. Se você estiver insegura com o peso, ou se houver alguma dúvida a esse respeito, combine de pesá-lo novamente alguns dias depois.
  2. Se o ganho de peso estiver adequado é porque está mamando o suficiente.
  3. Observe a URINA do bebê; ela deve estar clarinha, quase transparente. Se estiver escura, manchar a fraldinha, concentrada, pode ser um sinal de que ele está ingerindo pouco leite. Nesse caso, observe se está seguindo o “passo a passo” que postei alguns dias atrás com dicas para aumentar a produção de leite e comunique ao pediatra!
  4. Não desista de amamentar! Às vezes são necessários alguns ajustes nesse início, mas TUDO VAI DAR CERTO!

Andreia Friques

 

amamentacao-beneficios-mamae-bebe

ESTÁ AMAMENTANDO E ACHA QUE SEU LEITE É POUCO? SEU LEITE ESTÁ DIMINUINDO?

 

Siga essas regras que ele vai aumentar:
1º. Amamente em livre demanda: quanto mais o bebê sugar, com a pega correta, mais leite você produzirá!
2º. Beba 4 litros de água por dia. Coloque duas garrafas de 2 litros na geladeira e ACABE COM ELAS ao longo do dia! Vale sucos naturais e chás “calmantes” (camomila, erva doce, etc). Não vale refrigerantes, bebidas alcoólicas, chás estimulantes (chá verde, mate, etc).
3º. Tenha uma alimentação equilibrada e variada!!!
4º. Descanse, se possível, tenha uma pessoa de confiança para cuidar do bebê nos intervalos das mamadas e DURMA.
5º. Relaxe! Você sempre teve e sempre terá problemas para resolver! Não perca a chance de curtir seu bebê e dar a ele o melhor alimento do mundo porque está passando raiva com o marido, com a empregada… VOCÊ NÃO MERECE ISSO!

 

Foque no seu filho e deixe o resto para depois. Você vai ter a vida toda para se preocupar com a casa, com seu trabalho, com os email’s para responder… Mas, o tempo que poderá se dedicar exclusivamente ao seu bebê e amamentá-lo NUNCA MAIS VOLTARÁ !

 

Estamos juntas, vai dar TUDO CERTO!